top of page
FOXCON Gestão Contábil, Queremos ser a sua contabilidade

Reforma Tributária: atenção à revisão dos cadastros fiscais da sua empresa

  • raposo56
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura
ree

A partir de 1º de janeiro de 2026, começa a vigorar a Reforma Tributária prevista na Lei Complementar nº 214/2025, que cria três novos tributos sobre o consumo:

  • IBS (Imposto sobre Bens e Serviços),

  • CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e

  • IS (Imposto Seletivo).

Esses tributos vão substituir gradualmente os atuais impostos federais, estaduais e municipais, simplificando o sistema, mas exigindo grande atenção aos cadastros fiscais de produtos e serviços.


Com a nova estrutura, os sistemas de emissão de notas fiscais (ERPs) terão novos campos obrigatórios e cruzamentos automáticos com os fiscos federal, estadual e municipal. Por isso, todas as empresas precisam revisar e corrigir informações como CST, CFOP, NCM, serviços, natureza da operação, alíquotas e o novo código de classificação tributária (cClassTrib) até o final de 2025.


Erros nesses cadastros poderão gerar autuações automáticas, bloqueio de créditos tributários e até falhas na emissão de notas fiscais a partir de janeiro de 2026.

O que sua empresa deve fazer agora

A recomendação é que cada empresa:

  1. Verifique com seu fornecedor de sistema de Emissão de Nota Fiscal (ERP) se a revisão dos cadastros fiscais está incluída no contrato;

  2. Confirme se há suporte técnico e atualização automática para adaptação ao IBS/CBS/IS;

  3. Caso contrário, avalie a necessidade de revisar os cadastros com apoio especializado antes do início da nova fase tributária.

A revisão e manutenção dos cadastros fiscais exigirá um trabalho técnico detalhado, que vai além das rotinas contábeis habituais.Por isso, é importante que as empresas se antecipem, buscando suporte qualificado para revisar seus sistemas e garantir que todas as informações estejam devidamente ajustadas antes da entrada em vigor do novo modelo tributário.


Com planejamento e orientação técnica adequada, a transição para o novo sistema tributário pode ser segura, eficiente e sem surpresas.A Foxcon Gestão Contábil reforça seu compromisso em orientar e preparar as empresas para essa fase de mudanças, assegurando uma adequação técnica, responsável e financeiramente equilibrada.


Aviso Legal: Este conteúdo possui caráter exclusivamente informativo e não substitui orientação jurídica específica. A Foxcon não se responsabiliza por decisões tomadas com base neste material sem a devida consulta a profissionais habilitados.

 
 
 

Comentários


bottom of page